No post anterior (aqui) aprendemos a fazer o Mapa de Figura e Fundo (também conhecido como Cheios e Vazios), muito usado em Análises Urbanas para se avaliar a Ocupação do Solo, densidade, áreas livres etc.
Outro mapa muito usado é o de Uso do Solo, que mostra qual atividade se desenvolve em cada lote (habitação, comércio, etc.).
O Geosampa já possui esse mapa pronto, mas ele mostra a atividade predominante na QUADRA inteira, o que nem sempre reflete a realidade da diversidade de usos (figura abaixo). Está na camada Uso do Solo – Uso Predominante do Solo:

Organizando o Mapa no Qgis:
Vamos em “Download de Arquivos” (símbolo da cidade de São Paulo com uma seta apontrando para baixo, no menu esquerdo”: escolhemos o tema Uso do Solo e subtema Uso Predominante do Solo.

Clique em GPKG_ZIP e aparecerá as opções de download dos arquivos SIRGAS: esolha o mais recente e faça o download (não esqueça de des-zipar).

Abrindo o QGis
Lembram do nosso mapa Figura e Fundo?

Vamos organizar nosso desenho: clique no terceiro ícone do menu mostrado abaixo e clique em “Adicionar Tema”:

Na caixa de diálogo que irá abrir, digite “Figura e Fundo”:

Agora sempre que você quiser voltar a ver o Mapa Figura e Fundo ele estará salvo nas suas configurações conforme abaixo:

Levando o arquivo baixado para o Qgis, teremos o seguinte resultado:

Percebam que a legenda já está atualizada com os dados do Geosampa: a minha quadra de estudo está cercada de residenciais de médio e alto padrão. Vou salvar o tema, como fiz para o figura e fundo, criando uma nova camada “Uso do Solo“

Percebam que eu posso deixar o mapa mais “completo” ligando a camada “Edificações”: lembrando que ela estava configurada para estar preenchida de preto: basta dar duplo clique na cor e trocar por branco que o resultado será o abaixo:

Mas isso é praticamente o que o Geosampa já nos dá pronto. Como podemos melhorar?
Exporte como imagem e salve a visualização.

Para cada Edificação você pode (e deve) fazer visita de campo – pelo menos nas quadras que envolvem a sua área de intervenção – e conferir “in loco” qual o uso de cada edificação.
Eu usei o Paint por ser mais prático, mas você pode exportar como DXF e fazer por hachuras no AutoCad. Para TFGs, trabalhos em disciplinas específicas de Projeto Urbano, projetos de intervenção de qualquer porte é MANDATÓRIA esta indicação de usos por lote.
Para projetos acadêmicos em que a visita ao local e o uso geral da quadra já é considerado suficiente para um diagnóstico urbano geral, fica a cargo de cada Professor. Quanto mais informação, sempre melhor. Em último caso, utilize o Google Sreet view e vá caminhando pelas ruas e verificando o uso e pintando seu mapa. O bom uso da tecnologia ajuda na maioria das vezes, mas nada substitui sentir o local ao vivo.
Para citar este artigo corretamente:
SBARRA, Marcelo. Usando QGis para fazer Mapas de Análise Urbana – Uso do Solo. Marcelo Sbarra, São Paulo, 30 set. 2024. Disponível em: https://marcelosbarra.com/2024/09/30/usando-qgis-para-fazer-mapas-de-analise-urbana-uso-do-solo/Acesso em 30 de set. 2024.
Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações à legislação de sua municipalidade.
© Marcelo Sbarra. Os projetos mostrados neste artigo são protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e Resolução 67/2013 do CAU/BR.