Com este post finalizamos a sequencia de postagens sobre Medidas mínimas exigidas pelo Código de Obras e Edificações do Município de São Paulo (COE) para residências.
Os posts anteriores você pode conferir aqui:
Quartos e salas são classificados no Grupo A e, quando situados no Volume Superior Vs, precisam estar aerados e insolados pelo Espaço Livre I.
Suas dimensões em planta devem possibilitar a inscrição de um círculo com diâmetro de 2,00m e ter área mínima de 5,00m².
O pé-direito mínimo é de 2,50m.

Observe que um Quarto projetado com as medidas mínimas inviabiliza qualquer layout que minimamente considere o conforto do usuário e que contenha – pelo menos – uma cama de solteiro e armário para roupas.
O mesmo conceito vale para salas de estar/jantar: as dimensões mínimas TEM que ser atendidas mas, mais do que isso, é fundamental atender às necessidades dos usuários e prever o mobiliário a ser utilizado, considerando os espaços ocupados pelos mesmos além dos espaços necessários à circulação.
Não se faz projeto sem a previsão de layout: ele possibilita ao usuário entender as relações que estarão se estabelecendo, além de possibilitar aos Engenheiros de Instalações prever os locais onde deverão considerar pontos de elétrica/telefonia/dados e voz/automação/hidráulica/esgoto etc (estes últimos no caso de áreas molhadas).
Os exemplos que apresentamos não esgotam as possibilidades e nem representam as soluções consideradas “ideiais” – cada caso é um caso – mas são soluções que podem servir de parâmetro para outras opções.
Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações a legislação de sua municipalidade.