O desenho do Projeto de Arquitetura tem diversas Normas a seguir pois constitui um Desenho técnico com informações que devem seguir uma série de Normas e Legislações.
Para o Estudante de Arquitetura e Urbanismo é fundamental seguir todas estas Normas de representação – como ele está em processo de formação acadêmica, o seu conteúdo tem que estar o mais rigorosamente possível dentro de todas as Normas e atendendo a todas as legislações referentes ao Projeto que está propondo.
Para o Profissional já formado, é fundamantal ter em mente que o Projeto de Arquitetura e Urbanismo, uma vez impresso/plotado constitui um DOCUMENTO com valor legal e responsabilidades que envolvem o Direito civil e criminal no que concerne o seu conteúdo e responsabilidades técnicas, construtivas, de atendimento à todas as Normas e Legislações aplicáveis àquele Projeto.
Em outras palavras, o que está IMPRESSO vale como fiel representação de um PROJETO que atende a todas as EXIGÊNCIAS legais e uma vez APROVADO pela Prefeitura e demais órgãos necessários representa aquilo que uma vez CONSTRUÍDO estará atendendo a todas os quesitos de conforto ambiental, normas técnicas, legislações e, principalmente, às necessidades de seus USUÁRIOS. Caso não atenda a todas as exigências obrigatórias é passível de punição nas esferas civis e criminais, conforme o caso.
Além disso, constitui um documento que atesta a AUTORIA de projeto – sua originalidade (quem o projetou), para quem foi destinado (cliente), quando foi feito (data), eventuais registros de revisão (tábua de revisão), a localização (situação), escala de projeto (unidade de medida e unidade de representação), número total de folhas que compõem o documento – todas essas informações devidamente registradas na LEGENDA e ÁREA DE TEXTO.
Neste texto iremos relacionar as principais Normas de Desenho e Representação gráfica relacionadas a Arquitetura e Urbanismo – lembrando que todas são OBRIGATÓRIAS e TEM que ser seguidas por todos os Estudantes e Profissionais. Havendo divergências e/ou sobreposição de informações entre as Normas, prevalece aquilo descrito pela NBR 6492 – Representação de Projeto de Arquitetura. (Esta Norma está em processo de revisão pela ABNT).
A NBR-6492 cita as seguintes outras Normas para referência:
- NBR 10068 – Folha de desenho – Leiaute e dimensões – Padronização (1987)
A NBR 10068, por sua vez, cita as seguintes outras Normas para referência:
- NBR 8402 – Execução de caracteres para escrita em desenhos técnicos – Procedimentos (1994)
- NBR 8403 – Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas – Larguras de linhas – Procedimento (1984)
O Projeto de Arquitetura é um Desenho Técnico e, portanto, segue todas as Normas relativas ao tema, dentre as quais:
- NBR 7191 – Execução de desenhos para obras de concreto simples ou armado (1982)
- NBR 10582 – Apresentação da folha para desenho técnico (1988)
- NBR 10647 – Desenho técnico (1989)
- NBR 12298 – Representação de área de corte por meio de hachuras em desenho técnico (1995)
- NBR 14611 – Desenho técnico – Representação simplificada em estruturas metálicas (2000)
A NBR 10582, por sua vez, cita as seguintes outras Normas para referência:
- NBR 8196 – Emprego de escalas em desenho técnico – Procedimento (1999)
- NBR 10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico – Vistas e Cortes – Procedimento (1995)
- NBR 10126 – Cotagem em desenho técnico – Procedimento (1987)
A FOLHA DE DESENHO é o suporte físico onde o Desenho Técnico será apresentado. Ela possui dimensões estabelecidas pela NBR – 10068 que obrigatoriamente tem que ser seguidas. Observe que não são somente as dimensões totais das folhas que são obrigatórias – existem elementos como margens, a delimitação da área de desenho, as marcações de dobra da folha, dimensões e posição da legenda, área de texto, etc.
Abaixo apresentamos uma Folha no Formato A4 (210 x 297 mm) com a seus respectivos Quadro, Legenda e Tábua de Revisão:

As informações obrigatórias a estar na Legenda, segundo a NBR 10582, são:
- designação da firma; (no caso de Arquitetos já formados)
- nome do responsável pelo conteúdo do desenho;
- local, data e assinatura; (no caso de Arquitetos já formados)
- nome e localização do projeto;
- conteúdo do desenho;
- escala;
- número do desenho;
- designação da revisão;
- indicação do método de projeção (conforme NBR 10067); (no caso, o assunto Planta Baixa, Corte, Elevação, já esclarece esse item)
- unidade utilizada no desenho (conforme NBR 10126); (no caso de Projeto de Arquitetura, a NBR 6492 considera as medidas em metros – indicar caso seja em mm)
Observe que a Norma padromiza a largura da legenda (ver tabela abaixo) deixando em aberto a altura e os itens a serem inseridos nas linhas. A legenda deve sempre estar no canto inferior direito das Folhas.
As dimensões das Folhas de Desenho Técnico são:

As folhas, segundo a NBR 10068 (com exceção do A4), podem ser utilizadas na posição horizontal ou vertical.
Caso as folhas necessitem ser expandidas (Formato Especial), a norma recomenda que a largura ou comprimento corresponda a um múltiplo do formato padrão – o que facilita a dobragem conforme as marcas.
A Folha em Formato A3 (297 x 420 mm), na posição horizontal, com a seus respectivos Quadro, Legenda, Tábua de Revisão e posição das dobras (NBR-6492) possui a seguinte configuração:

A Folha em Formato A2 (420 x 594 mm), na posição horizontal, com a seus respectivos Quadro, Legenda, Tábua de Revisão e posição das dobras (NBR-6492) possui a seguinte configuração:

Observe a posição da Planta de Situação, obrigatória em todos os desenhos de Projeto de Arquitetura, segundo a NBR-10582.
A área em cima da Legenda chama-se Área de Texto. Também pode ser usada como Área de Texto a parte inferior da Folha, ocupando, no mínimo, 100mm.
A Folha em Formato A1 (594 x 841 mm), na posição horizontal, com a seus respectivos Quadro, Legenda, Tábua de Revisão e posição das dobras (NBR-6492) possui a seguinte configuração:

A Folha em Formato A0 (841 x 189 mm), na posição horizontal, com a seus respectivos Quadro, Legenda, Tábua de Revisão e posição das dobras (NBR-6492) possui a seguinte configuração:

[cite]
Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações à legislação de sua municipalidade.
© Marcelo Sbarra. Os projetos mostrados neste artigo são protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e Resolução 67/2013 do CAU/BR.