Uma das maneiras mais eficazes de se mostrar ao cliente o projeto de arquitetura é através de volumetrias. Há quem use ainda maquetes físicas (hoje em dia facilitada pelo uso de ferramentas de corte a laser ou impresoras 3D), mas as maquetes digitais ainda são as mais práticas e eficazes.
Para uma maquete digital realista, programas como o SketchUp, 3D Max, Blender, Rhino (em conjunto com o Grasshoper) são os mais utilizados – além do próprio 3D oferecido pelas plataformas BIM, como Revit e Archicad – mas que carecem de realismo.
Para maquetes volumetricas, com o objetivo de mostrar diferentes usos, alturas, e mesmo criar mostrar cortes unifilares (representando espessuras de vigas e paredes como simples linhas), há uma solução muito rápida e eficaz. O Planary é um plugin para o AutoCad e Revit (teste gratuito por 30 dias) que faz milagres.
Eu testei com a planta abaixo e fazendo apenas 5 polilines e cheguei num resultado mais do que suficiente para um EVTL em menos de um minuto!

As cinco polilines se referem a:
- Ocupação R no térreo
- Ocupação nR no térreo
- Ocupação da Fachada Ativa no térreo.
- Pavimento Tipo nR
- Pavimento Tipo R
Percebam na figura abaixo que a parte Residencial está selecionada. No menu a esquerda, pode-se ver que adotei 3,06m para o piso a piso. No menu, percebam que eu posso digitar o número de paviemtos que quero que sejam feitos pelo programa (no caso, 9). No menu a esquerda ele me fornece a área total residencial no empreendimento.

Posso ainda selecionar o nR, onde adotei o mesmo piso a piso e o mesmo número de pavimentos e mudando o menu a direita para “Analysys”, tenho o numero total de pavimentos, a área total do empreendimento, a altura total. Posso ainda dividir os pavimentos em unidades habitacionais e ter o número total.

Ainda posso locar o terreno/lote (seja desenhando no cad a polilinha referente a ele) ou posso puxar a informação de mapa tradicional ou Google Earth, conforme menu que fica na parte de baixo da tela.
Abro o Cad, clico no ícone Planary e estará mostrando este menu flutuante, com o meu 3D.
Para alterar a forma dos pavimentos, basta puxar os grips das polinines que o 3D atualiza automaticamente.

Ainda falta adicionar o volume referente aos Reservatórios Superiores e Casa de Máquina de elevadores, assim como os subsolos (sim, é possível!).
Lembrando que a área apresentada pelo Planary é a “Gross Area“, ou seja, aréa total, não fazendo distinção entre computável e não computável.
Para citar este artigo corretamente:
SBARRA, Marcelo. Fazendo uma maquete volumetrica com alguns cliques – Planary. Marcelo Sbarra, São Paulo, 08 out. 2024. Disponível em: https://marcelosbarra.com/2024/11/08/fazendo-uma-maquete-volumetrica-com-alguns-cliques-planary/Acesso em 08 de out. 2024.
Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações à legislação de sua municipalidade.
© Marcelo Sbarra. Os projetos mostrados neste artigo são protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e Resolução 67/2013 do CAU/BR.