No segundo Exercício da Disciplina Fatores Humanos: cliente x usuário, os alunos da Especialização em Design de Interiores da FMU aplicam técnicas consagradas de APO (Avaliação Pós-Ocupação) para melhor entender os anseios dos usuários e poder propor um projeto que esteja atendendo às expectativas dos mesmos.
As principais técnicas utilizadas são o Poema dos Desejos (Wish Poem), Seleção Visual, Entrevista e Questionário.
São formadas duplas de alunos, onde um desempenha o papel do Cliente e o outro do Arquiteto/Designer.
Ao longo de 4 aulas são aplicadas as diferentes técnicas e discutidos os resultados conjuntamente.
Utilizamos como referência bibliográfica principal o material produzido pelo Grupo ProLugar, do PROARQ/UFRJ, tendo como base teórica a abordagem experiencial e conceitos de Psicologia Ambiental, já consagrados na Arquitetura.
Ao final, os alunos apresentam como resultado uma proposta de reforma/retrofit do Ambiente proposto pelo Cliente.
Referência bibliográfica:
RHEINGANTZ, Paulo Afonso et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.fau.ufrj.br/prolugar/arq_pdf/livros/obs_a_qua_lugar.pdf, acesso em 11 nov 2014.
Trabalho das Alunas: Rosanna Diniz e Sônia Pozo.
DINIZ, Rosanna; POZO, Sônia. Proposta de reforma de apartamento. Trabalho final da Disciplina Fatores Humanos: cliente/usuário (Especialização em Design de Interiores) – Centro de Pesquisa e Pós Graduação FMU, 2013.


























