Em diversos artigos aqui no site abordamos o dimensionamento de escadas de incêndio. (Veja aqui,aqui, aqui e aqui por exemplo)
Sempre causa um certo espanto aos meus alunos quando abordamos o tema Escadas de Incêndio quando se tratam de Locais de Reunião, como por exemplo, Cinemas, Teatros, Auditórios, Shoppings-Centers, Estações Rodoviárias, etc.
Locais de Reunião possuem a caraterística de acumularem um número muito grande de pessoas em seu espaço físico. Em caso de incêndio é fundamental que o dimensionamento de escadas e saídas de emergência atende a esta demanda.
Neste caso, o Cálculo de População fornecido pela NBR 9077 (e, na falta desta, pela IT-11 do Corpo de Bombeiros aqui no Estado de São Paulo) nos fornece um número aparentemente “absurdo”. A Instrução Técnica nº 11 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo você encontra aqui.
Recentemente, em um Projeto acadêmico, chegamos a um total de 24 Unidades de passagem necessárias para atender ao dimensionamento do maior pavimento. Aplicando a NBR 9077 e a IT-11, tínhamos que o mínimo eram 2 Escadas Protegidas.
Sendo assim, uma maneira de solucionar a questão foi dividir o total de Unidades de Passagem por um número tal de escadas que não inviabilizasse o projeto.
Decidimos por 4 escadas pressurizadas, cada uma atendendo a 6 Unidades de Passagem.
O resultado ficou como mostrado abaixo:

Há uma série de fatores a serem observados:
Cada Unidade de Passagem (U.P.) mede 55 centímetros. Assim sendo, se o dimensionamento nos diz que temos 6 U.P., temos que ter 6 x 0,55 (3,30m) livres para escoamento de população. A distância ocupada pelo corrimão não pode interferir nesta dimensão.
Além disso, temos que observar a NBR 9050 quanto ao número mínimo de corrimãos necessários: adotamos 1 corrimão a cada 2 UP (1,20m).
A NBR 9050 também nos pede que tenhamos local para o Módulo de Referência (0,80×1,20m) dentro da escada, de forma a salvaguardar o cadeirante ou pessoa com mobilidade reduzida.
Assim como a Largura da Escada, a NBR 9077 e a IT-11 nos fornece informações para o dimensionamento das Portas de acesso à escada: no nosso caso, chegamos a um número de 5 portas – adotamos 6 por medida de segurança.
Como nos demais Projetos que já apresentamos, aproveitamos a Escada para ser o nosso Núcleo Rígido: assim garantimos maior estabilidade estrutural. Aproveitamos e projetamos 3 caixas de elevadores (cada um com capacidade para 26 pessoas), que atende o fluxo de população de nosso Projeto.
O Elevador é o modelo Schindler 7000 (ver aqui).
A Porta Corta Fogo (PCF) é o modelo Auto Touch Dupla, da Disafe (ver aqui)
A escada representada acima ocupa uma área de aproximadamente 200 m².
Para efeito de comparação, observe uma escada típica residencial (com 2 U.P) ao lado da escada apresentada neste artigo – a escada residencial é aproximadamente 8 vezes menor!

[cite]
Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações à legislação de sua municipalidade.
© Marcelo Sbarra. Os projetos mostrados neste artigo são protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e Resolução 67/2013 do CAU/BR.