Escadas de Incêndio – Locais de Reunião

Em diversos artigos aqui no site abordamos o dimensionamento de escadas de incêndio. (Veja aqui,aqui, aqui e aqui por exemplo)

Sempre causa um certo espanto aos meus alunos quando abordamos o tema Escadas de Incêndio quando se tratam de Locais de Reunião, como por exemplo, Cinemas, Teatros, Auditórios, Shoppings-Centers, Estações Rodoviárias, etc.

Locais de Reunião possuem a caraterística de acumularem um número muito grande de pessoas em seu espaço físico. Em caso de incêndio é fundamental que o dimensionamento de escadas e saídas de emergência atende a esta demanda.

Neste caso, o Cálculo de População fornecido pela NBR 9077 (e, na falta desta, pela IT-11 do Corpo de Bombeiros aqui no Estado de São Paulo) nos fornece um número aparentemente “absurdo”. A Instrução Técnica nº 11 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo você encontra aqui.

Recentemente, em um Projeto acadêmico, chegamos a um total de 24 Unidades de passagem necessárias para atender ao dimensionamento do maior pavimento. Aplicando a NBR 9077 e a IT-11, tínhamos que o mínimo eram 2 Escadas Protegidas.

Sendo assim, uma maneira de solucionar a questão foi dividir o total de Unidades de Passagem por um número tal de escadas que não inviabilizasse o projeto.

Decidimos por 4 escadas pressurizadas, cada uma atendendo a 6 Unidades de Passagem.

O resultado ficou como mostrado abaixo:

Escada de Incêndio Pressurizada – 6 U.P.

Há uma série de fatores a serem observados:

Cada Unidade de Passagem (U.P.) mede 55 centímetros. Assim sendo, se o dimensionamento nos diz que temos 6 U.P., temos que ter 6 x 0,55 (3,30m) livres para escoamento de população. A distância ocupada pelo corrimão não pode interferir nesta dimensão.

Além disso, temos que observar a NBR 9050 quanto ao número mínimo de corrimãos necessários: adotamos 1 corrimão a cada 2 UP (1,20m).

A NBR 9050 também nos pede que tenhamos local para o Módulo de Referência (0,80×1,20m) dentro da escada, de forma a salvaguardar o cadeirante ou pessoa com mobilidade reduzida.

Assim como a Largura da Escada, a NBR 9077 e a IT-11 nos fornece informações para o dimensionamento das Portas de acesso à escada: no nosso caso, chegamos a um número de 5 portas – adotamos 6 por medida de segurança.

Como nos demais Projetos que já apresentamos, aproveitamos a Escada para ser o nosso Núcleo Rígido: assim garantimos maior estabilidade estrutural. Aproveitamos e projetamos 3 caixas de elevadores (cada um com capacidade para 26 pessoas), que atende o fluxo de população de nosso Projeto.

O Elevador é o modelo Schindler 7000 (ver aqui).

A Porta Corta Fogo (PCF) é o modelo Auto Touch Dupla, da Disafe (ver aqui)

A escada representada acima ocupa uma área de aproximadamente 200 m².

Para efeito de comparação, observe uma escada típica residencial (com 2 U.P) ao lado da escada apresentada neste artigo – a escada residencial é aproximadamente 8 vezes menor!

Comparação de tamanhos de Escadas

[cite]

Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações à legislação de sua municipalidade.

© Marcelo Sbarra. Os projetos mostrados neste artigo são protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e Resolução 67/2013 do CAU/BR.

Para explorar agora

A arquitetura e o ensino vistos por diferentes ângulos.

Next7 Competition

Concurso internacional promovido pelo site de arquitetura Arch20, com intuito de propor um projeto com tema livre, em um futuro distante, onde novas tecnologias estarão

Leia Mais >