Uma das normas mais importantes a serem seguidas em Projetos de Arquitetura e Urbanismo acaba de ganhar uma revisão. A NBR 9050 (2020) (Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos) foi publicada em 03 de agosto de 2020 (4ª edição) e deve estar entre os itens de atenção aos estudantes.

Página de rosto da nova NBR 9050 (2020)

Várias alterações foram feitas e desenhos explicativos incluídos. Os mais impactantes, em uma primeira leitura, são os que se referem a dimensionamento de ambientes (o chamado apartamento “mínimo), sanitários e as Escadas de Incêndio. Foram incorporados detalhes de acesso às piscinas (outro assunto que sempre gerou dúvidas), dentre outros detalhes de mobiliário urbano e ergonomia.

Por exemplo, um dormitório com dimensões mínimas, necessita dos seguintes espaços de circulação:

Fonte: NBR 9050 (2020, p. 129)

Uma dúvida que sempre aparecia em projeto era se o raio de giro da cadeira da rodas (necessário para que o cadeirante se coloque em segurança dentro do módulo de referência da cadeira de rodas) poderia ou não invadir o raio de giro da Escada de incêndio: a resposta é sim, pode! Com isso a escada consegue ficar com alguns centímetros a menos: o que é muito importante no quesito ter a circulação vertical o mais eficiente possível.

Exemplos de Escada de Incêndio sem Antecâmara

Fonte: NBR 9050 (2020, p. 55)

Exemplos de Escadas de Incêndio com Antecâmara (com Elevador de Emergência)

Fonte: NBR 9050 (2020, p. 56)

Observem nos quatro exemplos acima que o giro da abertura da porta NÃO pode interferir nos raios de giro do Módulo de Referência (MR); no entanto o giro do MR pode invadir os raios de giro localizados em frente ao elevador (círculo com diâmetro 1,50m) e os giros de virada da escada (cujo raio é igual a largura adotada na escada).

Os raios de giro, nas escadas, PODEM se sobrepor aos corrimões das escadas, conforme os desenhos.

Aos poucos vou atualizando os posts sobre sanitários, medidas mínimas, escadas, etc.

A NBR 9050 pode ser baixada, de graça, através do convênio do Ministério Público do Rio de Janeiro com a ABNT neste endereço: http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/docs/consulta-a-normas-de-acessibilidade-da-abnt

Basta clicar em Normas de acessibilidade da ABNT que é o primeiro arquivo.

No site da ABNT é possível visualizar a norma e ver que, para a sua aplicação, é necessário o conhecimento de outras 23 normas.

  • Para citar este artigo corretamente:

SBARRA, Marcelo. NBR 9050 (2020) – Atualizada!. Marcelo Sbarra, São Paulo, 20 ago. 2020. Disponível em: https://marcelosbarra.com/2020/08/20/nbr-9050-2020-atualizada/. Acesso em: 20 ago. 2020.

Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações à legislação de sua municipalidade.

© Marcelo Sbarra. Os projetos mostrados neste artigo são protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e Resolução 67/2013 do CAU/BR.

Licença Creative Commons


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.