Escadas de Incêndio – Locais de Reunião

Em diversos artigos aqui no site abordamos o dimensionamento de escadas de incêndio. (Veja aqui,aqui, aqui e aqui por exemplo)

Sempre causa um certo espanto aos meus alunos quando abordamos o tema Escadas de Incêndio quando se tratam de Locais de Reunião, como por exemplo, Cinemas, Teatros, Auditórios, Shoppings-Centers, Estações Rodoviárias, etc.

Locais de Reunião possuem a caraterística de acumularem um número muito grande de pessoas em seu espaço físico. Em caso de incêndio é fundamental que o dimensionamento de escadas e saídas de emergência atende a esta demanda.

Neste caso, o Cálculo de População fornecido pela NBR 9077 (e, na falta desta, pela IT-11 do Corpo de Bombeiros aqui no Estado de São Paulo) nos fornece um número aparentemente “absurdo”. A Instrução Técnica nº 11 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo você encontra aqui.

Recentemente, em um Projeto acadêmico, chegamos a um total de 24 Unidades de passagem necessárias para atender ao dimensionamento do maior pavimento. Aplicando a NBR 9077 e a IT-11, tínhamos que o mínimo eram 2 Escadas Protegidas.

ANÚNCIO

Sendo assim, uma maneira de solucionar a questão foi dividir o total de Unidades de Passagem por um número tal de escadas que não inviabilizasse o projeto.

Decidimos por 4 escadas pressurizadas, cada uma atendendo a 6 Unidades de Passagem.

O resultado ficou como mostrado abaixo:

Escada de Incêndio Pressurizada – 6 U.P.

Há uma série de fatores a serem observados:

ANÚNCIO

Cada Unidade de Passagem (U.P.) mede 55 centímetros. Assim sendo, se o dimensionamento nos diz que temos 6 U.P., temos que ter 6 x 0,55 (3,30m) livres para escoamento de população. A distância ocupada pelo corrimão não pode interferir nesta dimensão.

Além disso, temos que observar a NBR 9050 quanto ao número mínimo de corrimãos necessários: adotamos 1 corrimão a cada 2 UP (1,20m).

A NBR 9050 também nos pede que tenhamos local para o Módulo de Referência (0,80×1,20m) dentro da escada, de forma a salvaguardar o cadeirante ou pessoa com mobilidade reduzida.

Assim como a Largura da Escada, a NBR 9077 e a IT-11 nos fornece informações para o dimensionamento das Portas de acesso à escada: no nosso caso, chegamos a um número de 5 portas – adotamos 6 por medida de segurança.

Como nos demais Projetos que já apresentamos, aproveitamos a Escada para ser o nosso Núcleo Rígido: assim garantimos maior estabilidade estrutural. Aproveitamos e projetamos 3 caixas de elevadores (cada um com capacidade para 26 pessoas), que atende o fluxo de população de nosso Projeto.

ANÚNCIO

O Elevador é o modelo Schindler 7000 (ver aqui).

A Porta Corta Fogo (PCF) é o modelo Auto Touch Dupla, da Disafe (ver aqui)

A escada representada acima ocupa uma área de aproximadamente 200 m².

Para efeito de comparação, observe uma escada típica residencial (com 2 U.P) ao lado da escada apresentada neste artigo – a escada residencial é aproximadamente 8 vezes menor!

Comparação de tamanhos de Escadas

ANÚNCIO

Para citar este artigo corretamente: SBARRA, Marcelo. Escadas de Incêndio – Locais de Reunião. Marcelo Sbarra, São Paulo, 05 maio. 2019. Disponível em: <https://marcelosbarra.com/2019/05/05/escadas-de-incendio-locais-de-reuniao/>. Acesso em: 19 nov. 2019.

Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações à legislação de sua municipalidade.

© Marcelo Sbarra. Os projetos mostrados neste artigo são protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e Resolução 67/2013 do CAU/BR.

ANÚNCIO

You might also like