Detalhamento de Área Molhada

Em artigos anteriores já apresentamos alguns modelos de Detalhamento de Área Molhada. Este tipo de desenho é elaborado na Fase de Projeto Executivo e tem a finalidade de mostrar todos os elementos necessários à correta execução da obra.

As plantas de Projeto Executivo são, em geral, na escala 1:50. Sanitários (assim como Cozinhas e demais Áreas Molhadas) possuem muitas informações a serem cotadas e representadas e por isso costumamos fazer sua planta em separado, na escala 1:25.

Neste Artigo, iremos mostrar um Detalhamento de um Sanitário Masculino, localizado no interior de um projeto de um Museu de pequeno porte.

Planta Baixa

Nesta planta são indicados todos os elementos que serão construídos e suas respectivas cotas de execução. Elementos que não são construídos mas estarão fixos no ambiente (como porta-papel, porta sabonete etc) são indicados como linha de projeção.

ANÚNCIO

Bacias sanitárias, mictórios, lavatórios são sempre cotados por seus eixos.

O início da paginação de piso é fundamental pois é através dela que a obra começará o assentamento das peças. Só através desta indicação é possível se analisar o resultado estético e melhor aproveitamento das peças, sem a necessidade de recortes. Alguns Arquitetos fazem a Planta de Piso em separado, de forma a destacar a paginação das peças e conseguir indicar melhor todas as posições de ralos – neste exemplo os ralos estão estrategicamente localizados embaixo da bancada.

Informações a serem escritas dentro da planta: nome do ambiente, área, pé-direito, simbologia de acabamentos (piso-parede-teto-rodapé), vistas a serem mostradas, chamadas de detalhes. No caso de sanitários que não possuam janelas, fundamental escrever “Ventilação Mecânica” e prevê-la em projeto.

Informações a serem escritas do lado de fora da planta: linhas de chamada, com os respectivos acabamentos, cotas de eixo, cotas gerais, cotas de alvenarias, cotas de revestimentos de parede, observações gerais.

Planta WC - Detalhamento de Área Molhada
Planta WC – Detalhamento de Área Molhada

ANÚNCIO

Observe que os “boxes” onde se localizam as bacias sanitárias obedecem ao item 7.10.1 da NBR 9050 que estabelece que as portas devem ter vão livre mínimo de 0.80m e conter um círculo de diâmetro 0.60m – com a sugestão da porta abrir sempre para fora para facilitar o socorro, caso necessário.

Vistas internas

As vistas tem o objetivo de esclarecer ao executor da obra o resultado da obra finalizada. Para o Arquiteto autor do projeto, as vistas são fundamentais para o estudo do ambiente e sua composição, possíveis interferências com caixilhos, vigas, etc.

Todas as informações indicadas em planta devem ser indicadas novamente nas respectivas vistas.

Planta WC - Detalhamento de Área Molhada - Vistas e Detalhes
Planta WC – Detalhamento de Área Molhada – Vistas e Detalhes

 

ANÚNCIO

Planta WC - Detalhamento de Área Molhada - Vistas e Detalhes (II)
Planta WC – Detalhamento de Área Molhada – Vistas e Detalhes (II)

Alguns Arquitetos não representam as lajes e vigas, por entender que são Vistas e não Cortes. No entanto, recomenda-se representá-las uma vez que interferências com vigas, forros, caixilhos só são percebidas quando se insere no desenho a estrutura.

Planta de Forro (Teto Refletido)

A planta de forro irá fornecer ao executor da obra as cotas necessárias ao posicionamento de luminárias, ventilação mecânica, sprinklers (se for o caso) e demais elementos a serem considerados – rebaixos, sancas, etc. Neste exemplo, estamos indicando como Nota/Observação que esta planta será mostrada a parte.

Planta de Forro – Detalhamento de Área Molhada

ANÚNCIO

Estamos adotando neste Sanitário o forro a 2,30m mas em projetos não-residenciais sempre que possível adotar alturas maiores.

Detalhes

Sempre que ampliamos um desenho, o nível de representação exige um maior aprofundamento. No caso de um Sanitário, grande parte dos elementos já vem prontos dos fornecedores (mictótrios, bacias, lavatórios, divisórias, etc). Mas há sempre elementos que serão feitos ou adaptados na obra, como é o caso das soleiras, bancadas, portas, forros,etc.

Desta forma, costuma-se incluir os detalhes de bancadas, soleiras, portas e forros em escala 1:10 ou 1:5, de forma a tornar a execução da obra o mais fiel possível a intenção do Arquiteto.

Lista dos Fornecedores utilizados nestes desenhos

ANÚNCIO

Porcelanato: Cecrisa

Divisórias: Neocom

Bacia: Deca

Mictório com sifão integrado: Deca

Válvula de mictório: Deca

ANÚNCIO

Cuba de sobrepor: Deca

Sifão para lavatório: Deca

Torneira de mesa: Deca

Registro: Deca

Grelha quadrada (ralo): Aminox

ANÚNCIO

Dispenser de Toalha de mãos: Kimberly-Clark

Dispenser para papel higiênico: Kimberly-Clark

Dispenser para sabonete em espuma: Kimberly-Clark

Porta pronta, com ferragens (dobradiça, fechadura, maçaneta): Multidoor

Granito (bancada e soleira): Stoneboutique

ANÚNCIO

Forro de gesso: Gypsum

Luminárias de embutir: Lumini ou Alumbra

Interruptor: Alumbra

Espelho lapidado: Artbox

Lixeira: Sólixeiras

ANÚNCIO

Para citar este artigo corretamente: SBARRA, Marcelo. Detalhamento de Área Molhada. Marcelo Sbarra, São Paulo, 31 out. 2017. Disponível em: <https://marcelosbarra.com/2017/10/31/detalhamento-de-area-molhada/>. Acesso em: 21 jul. 2018.

Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações à legislação de sua municipalidade.

© Marcelo Sbarra. Os projetos mostrados neste artigo são protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e Resolução 67/2013 do CAU/BR.

ANÚNCIO

You might also like