Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

ANÚNCIO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Trabalho Final de Graduação (TFG) segue as diretrizes traçadas plo MEC para que o aluno seja considerado apto a receber o título de Arquiteto e Urbanista.

Cada Universidade costuma ter suas próprias regras sobre o desenvolvimento do TCC/TFG que, em geral, ocorre nos dois últimos semestres do curso (9º e 10º semestres). O estudante deve desenvolver um trabalho autoral, sob orientação de um ou mais Professores Orientadores e apresenta, ao final do 10º semestre, o trabalho perante uma Banca Avaliadora composta, em geral, pelo Professor Orientador e dois outros Professores (um da própria Universidade – o convidado interno – e outro Arquiteto/Professor que não seja da Instituição).

Prancha 4 - TCC

Exemplo de Prancha de TCC

TEMA

Os temas dos TCC costumam ser ligados ao Edifício como objeto construído: Museu, Escola, Centro Cultural, Habitação, Hotel, Multifuncional, etc. Algumas Universidades permitem projetos mais ligados ao Urbanismo, com o estudo de grandes áreas, sem a necessidade de se chegar no detalhamento do programa do edifício.

LOCALIZAÇÃO

O terreno onde o Projeto do TCC será implantado tem que ser profundamente estudado pelo aluno. Deve-se incluir neste estudo o Plano Diretor Estratégico (PDE), Zoneamento e Código de Obras e Edificações (COE) do Município onde se localiza o terreno: são essas legislações que darão os parâmetros urbanísticos adotados no Projeto (recuos, Taxa de Ocupação, Coeficiente de Aproveitamento, Gabarito de Altura, Taxa de Permeabilidade, Faixas de Aeração e Insolação, etc.). Veja um exemplo aqui.

Além disso, a localização ajuda a estudar fatores importantes na escolha do partido do projeto: topografia, ventos dominantes, hidrografia, proximidade com transposte público, relação com entorno, etc.

LEGISLAÇÃO

Além das citadas acima é fundamental que o aluno compreenda que sobre o Projeto da Edificação incidem todas as NBR’s relacionadas à Arquitetura e Urbanismo. Neste post aqui você pode ter uma visão mais ampla sobre o assunto e ver que existem mais de 1000 normas aplicáveis.

Além das NBR’s, existem legislações específicas a cada tema de Projeto: Habitações de Interesse Social (HIS) possuem leis específicas em cada Estado, por exemplo. Hospitais, Ambulatórios, Postos de Saúde, Restaurantes, Bares e Lanchonetes devem seguir as regulamentações da Vigilância Sanitária (Anvisa) e Código Sanitário do Município. Hotéis possuem regulamentações quanto às categorias (“número de estrelas”). Habitações devem seguir a NBR 15.575 no que diz respeito ao Conforto e dimensionamento de espaços, etc.

A especificidade de cada tema e o nível de detalhamento de cada trabalho deve ser discutido com o Professor Orientador do projeto.

Para conhecer mais alguns dos TCC’s/TFG’s clique aqui

ANÚNCIO