Alturas de Letras e Números (Textos e Cotas): NBR 6492 e o CAD

Já abordamos em artigos anteriores a importância de se seguir a Norma NBR 6492  de forma a atender a correta Representação gráfica dos Projetos de Arquitetura.

Uma questão fundamental se refere a altura de letras e números que estarão presentes nos desenhos, seja em cotas, nomes de ambientes, chamadas para detalhes, observações gerais, etc., de forma a se manter uma uniformidade na apresentação do projeto.

Independentemente da escala em que os desenhos estejam apresentados, a Norma estabelece que as alturas de texto devem ser desenhados com 5,0 mm (geralmente utilizados para títulos de pranchas) e 3,0 mm (para os textos e cotas em geral), no caso de desenho manual.

Para o desenho manual, existe ainda a NBR 8402 (Execução de carácter para escrita em desenho técnico) que irá estabelecer o padrão de escrita de cada letra e número (também chamados de “letra bastão”).

No caso de desenhos a instrumento (e por falta de instrução específica para o desenho em CAD, seguimos esta instrução) as alturas de letras e números podem ter: 2,0mm – 2,5 mm – 3,5 mm – 4,5 mm. Costuma-se adotar também os tamanhos de 5,0 mm e 3,0 mm como padrão.

ANÚNCIO

Em ambos os casos, os textos devem ser escritos sempre com letras maiúsculas e não inclinados (não itálicos).

Para a correta utilização dos tamanhos de letras e números nos programas CAD é fundamental ter em mente que essas alturas estabelecidas pela Norma consideram sempre a altura da letra/número como aparecerá no papel impresso/plotado. Como os textos e cotas são inseridos no Model Space (no caso do Autocad) é necessário configurar as alturas dos mesmos ao se criar um “Text Style“(estilo de texto) e configurar o “Text Height” (altura do texto) de acordo com a escala que o desenho será impresso/plotado.

Observe a tabela abaixo, para auxiliar na configuração do Text Height (clique na imagem para melhor visualização)

Representação gráfica - Alturas de textos nas diversas escalas
Alturas de textos nas diversas escalas

Assim, por exemplo, se um texto precisa estar impresso com 3,0 mm de altura na escala 1:50 ele precisa estar desenhado no Model Space com um Text Height=0.15.

ANÚNCIO

Um texto que precisa estar impresso com 5,0 mm de altura na escala 1:750 precisa estar desenhado no Model Space com um Text Height=3.75, e assim por diante.

O tipo de Fonte a ser utilizado deve ser o mais simples, sem serifas, de forma a ser o mais próximo do que consta nas NBR 6492 e NBR 8402.

(Para configurar o Text Style no Autocad, basta digitar o atalho st e digitar enter. Clique em New para criar um novo Estilo de Texto, dê um nome. Atribua o valor da altura e escolha a fonte a ser utilizada.)

Representação gráfica - Numeração e título do desenho na escala 1:25
Numeração e título do desenho na escala 1:25

Em se tratando de cotas, a Norma estabelece que a altura das cifras (o texto da cota propriamente dito) deve ter 3,0 mm. O texto deve estar afastado da linha de cota 1,5 mm e a linha de chamada deve parar de 2,0 a 3,0 mm do ponto dimensionado.

ANÚNCIO

Representação gráfica - Alturas de letras para cotas nas diversas escalas
Alturas de letras para cotas nas diversas escalas

É necessário configurar um “Dimension Style” (estilo de cota) para cada escala de desenho pois, por exemplo, para ser impressa com 3mm de altura na escala 1:125 é necessário ter Text Height=0.375.

(Para configurar o Dimension Style no Autocad, basta digitar o atalho d e digitar enter)

É trabalhoso configurar todos os estilos de textos e cotas pela primeira vez mas uma vez feito, servirá para toda a vida.

Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações a legislação de sua municipalidade.

 

ANÚNCIO

You might also like