Nos dois posts anteriores (veja aqui e aqui) mostramos a importância de se projetar sempre tendo em mente a disposição do layout/mobiliário nos ambientes. Vimos também que os ambientes possuem dimensões mínimas que são reguladas pelos Códigos de Obras Municipais e/ou pela NBR 15575, na falta de claras especificações no Código.

Também chamamos a atenção para o fato de que embora seja possível projetar um apartamento de 2 quartos com 50m² atendendo ao Código de Obras e NBR 15575 seria praticamente inviável fazermos com que o mesmo atenda inteiramente a NBR 9050.

Assim sendo, podemos fazer o caminho inverso: ao invés de fazermos o projeto do apartamento “tipo” para depois “adaptá-lo” a NBR 9050, podemos começar estudando soluções de projeto que atendam a NBR 9050 para então propormos a planta do pavimento tipo.

Um apartamento de 2 quartos com todos os ambientes acessíveis poderia ter a seguinte configuração:

Exemplo de apartamento acessível com 65m²
Exemplo de apartamento acessível com 65m²

Não faz sentido propor um apartamento de 2 quartos onde somente um quarto seja acessível: o usuário de cadeira de rodas tem que ter acesso a todos os ambientes – mesmo ao banheiro “não-acessível”. Ele não pode ficar impossibilitado de usufruir de todos os cômodos e ter total liberdade.

Todas as portas tem que ter vão livre de 80cm e todas as circulações tem que ter 90cm de largura. O banheiro de utilização do cadeirante tem que ter a porta com abertura para fora, além de contar com sinalização/botão de emergência, conforme exigência da norma. Não deve haver desnível entre o box e o piso adjacente do banheiro, podendo o ralo do chuveiro ter caimento de 2%. Em nenhum ambiente pode haver desnível maior que 0,5 cm.

O projeto acima possui cerca de 65m² – ou seja – um acréscimo de 30% na área em relação ao apartamento apresentado anteriormente, que possuia 50m². Ainda assim, é um apartamento pequeno – mas atende a todas as normas de dimensionamento.

Ainda que o Mercado ofereça apartamentos de 2 quartos com metragens que atendam somente ao mínimo estabelecido pelo Código de Obras e NBR 15575 entendemos que seja fundamental que os projetos atendam também a NBR 9050. Desta forma, a metragem recomendada para o apartamento de 2 quartos seria entre 60-65m².

 

Veja neste link uma interessante matéria do Jornal O Globo mostrando como as plantas dos apartamentos de dois quartos sofreram alterações ao longo dos anos.

Observação importante:

Estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações a legislação de sua municipalidade.

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO