Lavabos residenciais – medidas mínimas

Dando sequência ao post anterior sobre as dimensões mínimas de ambientes (medidas mínimas para banheiros residenciais), de acordo com o Código de Obras e Edificações no Município de São Paulo (COE), vamos apresentar algumas possibilidades de soluções para lavabos.

Assim como os banheiros, os lavabos precisam obedecer as medidas mínimas do COE – a diferença é não possuir a área de chuveiro. Desta forma, a mesma lógica de separar faixas de 80cm funciona muito bem – mantendo-se o círculo com diâmetro de 80cm inscrito no piso do ambiente.

A sua ventilação também pode ser por intermédio de ventilação forçada/ventokit ou ventilação direta, assim como no caso dos banheiros.

No desenho abaixo exemplificamos três soluções que atendem ao Código de Obras do Município de São Paulo. O pé-direito (distância do piso acabado ao forro) deve ter, no mínimo, 2,30m.

dimensões mínimas de ambientes
Alguns exemplos de soluções de lavabos

ANÚNCIO

Observe que, nesse caso, estamos falando de medidas acabadas – para as medidas em osso, acrescentamos a espessura do revestimento (no caso, considerei 1,5cm de revestimento cerâmico em cada parede).

No Desenho 1, o lavabo apresenta medidas de conforto adequadas.

dimensões mínimas de ambientes
Desenho 1

O Desenho 2 apresenta uma solução mais estreita, para isso tirando partido de uma cuba de semi-encaixe para o lavatório.

dimensões mínimas de ambientes
Desenho 2

ANÚNCIO

O Desenho 3 apresenta uma solução possível para aproveitamento de espaços residuais – como espaços sob escadas em edificações unifamiliares ou apartamentos duplex.

dimensões mínimas de ambientes
Desenho 3

Assim como nos banheiros, devemos considerar um shaft para instalações hidráulicas – sua posição e tamanho variam de projeto para projeto, mas devem ser suficientes para as instalações hidráulicas e esgoto poderem passar com uma folga mínima. Seu fechamento geralmente é feito em drywall (por isso a representação diferente das alvenarias comuns) e sua profundidade é de cerca de 15-20cm (depende das necessidades do projetista de instalações).

Os exemplos não esgotam as possibilidades – cada caso é um caso – mas são soluções que podem servir de parâmetro para outras opções.

Na próxima postagem falaremos de banheiros que atendam a NBR 9050 para residências e locais de reunião (sanitários coletivos).

ANÚNCIO

Observação importante: estas informações são direcionadas a projetos acadêmicos – para projetos “da vida real” é indispensável a contratação de um Arquiteto para a verificação das necessidades de seu projeto e adequações a legislação de sua municipalidade.

 

ANÚNCIO

You might also like