O desenho é a ferramenta mais básica para qualquer Arquiteto. Dominar a representação gráfica, seus significados, é essencial para o estudante e o profissional.

Um exemplo bastante simples: em uma planta baixa, um polígono com um X, desenhado com linha contínua pode estar representando um furo/vazio/abertura no piso. O mesmo polígono e X se estiverem desenhados com linha tracejada representam que este furo/vazio/abertura está no teto deste pavimento.

linha contínua x linha tracejada
linha contínua x linha tracejada

Para os iniciantes no desenho em plataformas digitais – como o Cad – há ainda algumas configurações que precisam ser feitas no programa para que a linha tracejada saia de fato tracejada na impressão/plotagem. Configurando os valores de LTSCALE para 1 (um) e PSLTSCALE para 0 (zero), a linha sairá na plotagem da maneira como se vê na tela (ela fica na mesma escala seja no model space seja no paper space)

O passo seguinte é configurar o tipo de linha (para tracejados, geralmente o Hidden) e a escala da linha (linetype scale). No exemplo abaixo, na escala 1:125, utilizei linetype scale = 5 para a projeção do pavimento superior e linetype scale = 1 para os degraus da escada em projeção. Quanto maior o valor, mais espaçado fica o tracejado – é na “tentativa-e-erro” que se ajustam estes valores para cada escala de desenho. Observem que tanto no model quanto no paper a escala das linhas tracejadas fica igual.

Desenho no model space
Desenho no model space
Desenho no paper space
Desenho no paper space

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO