Na disciplina Projeto de Arquitetura: Desenho e Construção (até 2015/1 chamada de Ateliê de Arquitetura: Construção, ver material aqui), iniciamos o Projeto proposto para o semestre (escola FDE – Ciclo II + Ensino Médio, com 15 salas de aula) através do entendimento básico dos 4 principais setores que compõem o Programa de Necessidades.

Esses 4 setores principais são: Administrativo, Serviços, Vivência e Pedagógico. Cada um desses setores engloba uma série de Ambientes distintos, com características arquitetônicas específicas, não só quanto a seu dimensionamento mas, principalmente, quanto às suas características quanto ao tipo de usuário e possibilidades de acesso ao mesmo.

Esse entendimento inicial é fundamental ao processo de projeto – determinados ambientes devem ser mais acessíveis ao usuário cotidiano (alunos/professores/funcionários) do que ao usuário eventual (pais de alunos/comunidade).

O uso de fluxogramas – mesmo o mais básico – permite que esse entendimento inicial seja bastante gráfico e permita uma rápida visualização das possíveis conexões, circulações verticais e horizontais, bloqueios e acessos. Com base neste primeiro fluxograma proposto são desenvolvidos os projetos individuais.

Fluxograma Inicial
Fluxograma Inicial

Utilizei o draw.io para a confecção deste fluxograma – o site permite diferentes criações e seu uso é gratuito.

 

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO