Metodologia de Ensino de Projeto de Arquitetura – Ateliê de Arquitetura: Construção

Exposição das Pranchas Síntese
Exposição das Pranchas Síntese

 

Na Disciplina Ateliê de Arquitetura: Construção os Projetos são desenvolvidos individualmente pelos alunos.

Na aula 10, os alunos apresentam a Prancha Síntese, que contém as informações gerais sobre o projeto: partido de implantação, definições de acessos ao terreno (posição e tipo de circulações adotadas para vencer o desnível da topografia existente) em escala 1:500, além da setorização dos ambientes nos diversos pavimentos de acordo com a padronização do F.D.E (escala 1:250), onde é possível analisar a malha estrutural adotada pelo aluno.

Os alunos fazem uma Análise Crítica dos projetos expostos e tomam conhecimento das diversas propostas de solução apresentadas pelos demais colegas. É um momento de troca de informações entre os alunos, onde várias questões são levantadas pelos mesmos – tendo sempre em mente que o importante é discutir questões técnicas e não subjetivas.

A partir da Prancha Síntese as plantas dos pavimentos passam a ser entregues em escala 1:125, com um maior número de informações, detalhes construtivos, cortes e elevações. Ao final do semestre os alunos possuem um Caderno de Projeto, contemplando todo o desenvolvimento do processo da disciplina.

 

ANÚNCIO

You might also like