Na disciplina Ateliê de Arquitetura: Construção, oferecida no 5º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Fiam Faam, os alunos iniciam uma etapa de sua formação profissional voltada para o entendimento de diferentes sistemas construtivos como ponto de partida para o projeto da edificação.

O tema proposto é a Escola, voltada para o segundo ciclo do Ensino Médio, englobando 15 salas de aula e demais ambientes educacionais que fazem parte de um programa elaborado pelo F.D.E. (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), do governo do Estado de São Paulo.

FDE - Imagem 4
FDE – Imagem 4

(mais imagens deste projeto e seus autores aqui)

Tais escolas seguem um padrão construtivo baseado em estruturas pré-fabricadas de concreto, em uma malha estrutural que utiliza eixos de 7,20m e/ou 10,80m. Estas medidas são fruto de intensa pesquisa por parte do F.D.E., possibilitando ambientes múltiplos de 90cm, cujos layouts (mobiliário, posições de portas e janelas) seguem uma rigorosa padronização. Assim, por exemplo, salas de aula possuem dimensões de 7,20×7,20m, medidas de eixo.

Os alunos são levados a pensar a questão estrutural não somente como suporte a arquitetura que irão produzir, mas como elemento integrante da edificação e, no caso deste tipo de estrutura, elemento importante na concepção de fachadas e soluções de fechamentos internos e externos.

Os encaixes estruturais são estudados em detalhe, como por exemplo o alinhamento das vigas de borda, que possibilita 3 tipos de alinhamentos em relação aos pilares de fachada. Essas mesmas vigas de borda possibilitam outros 3 alinhamentos possíveis com as alvenarias de fachada, resultando numa infinidade de possibilidades plásticas.

(alguns detalhes estruturais utilizados na disciplina  aqui e aqui)

Além disso, são tratadas questões relacionadas a topografia (terrenos com declives de cerca de 5m), como transpor esta diferença de nível, como implantar um projeto deste tema adequadamente em relação a terreno,  insolação, fluxos, acessos, dimensionamento de áreas voltadas para o público, uso do espaço recreativo (quadras) pelo população nos fins de semana (e como solucionar estes fluxo), delimitação de áreas públicas/semipúblicas etc.

Ao final do semestre, os alunos entregam um Caderno de Projetos, contendo Plantas, Cortes e Fachadas, além de detalhes construtivos, perspectivas e demais peças gráficas que possibilitam total entendimento do projeto proposto.

Para suporte a disciplina de Projeto, a disciplina Laboratório de Arquitetura produz, como segundo exercício da disciplina, modelos em escala 1:25, de trechos do projeto da escola desenvolvida pelo aluno, de forma a não só estudar os encaixes estruturais, mas possibilitando também o estudo de revestimentos, caixilharias, materiais de composição de fachadas, etc. No primeiro exercício, os alunos são levados a explorar diferentes tipos de estruturas pré-fabricadas em diferentes tipos de materiais, na solução do tema Residência, e produzem maquetes na escala 1:50.

Mais exemplos de Projetos desenvolvidos no padrão F.DE., neste link.

 

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO