11/06/2013 08:38:58
Alunos de Arquitetura participam de projeto da Coral
Estudantes desenvolveram trabalhos voltados à revitalização do estádio da Portuguesa em parceria com a empresa de tintas

Na última sexta-feira, 07 de junho, foi realizada reunião na reitoria do Complexo Educacional FMU para a premiação dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIAMFAAM que integraram o projeto “Tudo de cor para você”, da empresa de tintas Coral.

A parceria foi estabelecida entre a Instituição de ensino, a Associação Portuguesa de Desportos e a fabricante de tintas para a reforma do estádio do Canindé.

A iniciativa “Tudo de cor para você” consiste na revitalização de locais utilizados pela comunidade em que é realizada a pintura do espaço e oferecido treinamento para aprendizes e pintores locais que executam o projeto em mutirão.

O vice-reitor da Instituição, Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo, ressaltou a relevância da participação no projeto. “Nós entendemos que a iniciativa é muito interessante e ótima para a comunidade. Nós estaremos sempre à disposição para participar de projetos dessa natureza e qualidade, pois interagir e atender à comunidade são algumas das funções da universidade”.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAMFAAM, Profa. Paula Katakura, comentou sobre o trabalho. “Além de dar o treinamento para a população carente local, a iniciativa promove a pintura de algum trecho de rua, de um quarteirão ou de um edifício. Já foi realizada em Salvador, no Pelourinho, Florianópolis e em São Paulo. Agora escolheram o Canindé para fazer a intervenção, nos procuraram, os alunos se inscreveram e desenvolveram projetos”.

Marcelo Abreu, representante da Coral, destacou a importância da promoção da conservação da cidade. “Juntos mobilizamos a comunidade para despertar o senso de preservação, pois cuidando e pintando o espaço manteremos o local em bom estado”.

O convite para a participação do FIAMFAAM foi feito pela Portuguesa. “O projeto realizado é um orgulho para o clube por ter uma universidade desse patamar fazendo parceria conosco. Os trabalhos me surpreenderam, foi difícil escolher, estão todos de parabéns!”, destacou Carlos Alberto Ferreira, representante da associação de desportos.

Mais de 50 alunos participaram do projeto e, em reunião anterior, os professores da graduação escolheram os trabalhos vencedores.

Os estudantes vitoriosos foram Helan Santos da Silva e Samuel Assunção Soares de Almeida do 5° semestre do curso. “A base do projeto foram croquis e ideias que trouxemos e discutimos. E a partir de pesquisas sobre a história da Portuguesa chegamos ao projeto final”, explicou Silva. Já Samuel comentou o que aprendeu durante o desenvolvimento do trabalho. “Levarei para a experiência profissional a importância do trabalho em grupo. Foram várias ideias unidas para chegarmos ao trabalho final. Tentamos buscar a parte cultural portuguesa a partir de algumas referências de estádios lusitanos e então chegamos à identidade da pintura”.

O docente que orientou o trabalho vencedor, Prof. Marcelo Sbarra, falou sobre as etapas de realização do projeto. “Começamos com uma metodologia de pesquisa estudando como é o estádio e as condições dele atualmente. Os alunos visitaram o local e, a partir disso, traçamos um plano de como analisar e fazer as propostas”, destacou Sbarra. Ele ressaltou ainda a importância do trabalho para a formação dos alunos. “Eles estão no 5° semestre e desenvolveram um trabalho executivo que muitos arquitetos formados não têm a oportunidade de realizar”.

O segundo lugar ficou para o trabalho dos estudantes Rodrigo Pimentel Simon e Talita Santana Campos e na terceira colocação os alunos Rafael Takeuchi e Fábio Luiz Garcia. Já as menções honrosas foram entregues às duplas: Carolina Anzolin Iaquinto e Carolina Juliana de Paula e Darlene Elisa Passador e Regiane Gonçalves de Oliveira.

A próxima etapa do trabalho será o ajuste das considerações propostas pelo clube e o início da capacitação da comunidade que resultará, ao término do prazo de dezoito meses, na execução da pintura do estádio.

link: http://www.portal.fmu.br/noticias/3354/alunos-de-arquitetura-participam-de-projeto-da-coral.aspx

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO